Reduza os custos de TI da sua empresa ou ganhe dinheiro fazendo chamados de TI

TI no varejo: a importância do suporte técnico nas lojas

TI no varejo: a importância do suporte técnico nas lojas

TI no varejo: a importância do suporte técnico

A TI no varejo exerce um importante papel de auxiliar no processo de inovação e de aproximação com o consumidor, oferecendo uma experiência de compra cada vez mais personalizada.

Por outro lado, devemos considerar também que a tecnologia permitiu que processos manuais fossem automatizados, aumentando a produtividade, assim como as técnicas de divulgação de produtos também foram aprimoradas.

Acompanhar a transformação digital é uma necessidade e todos os setores estão precisando passar por adaptações, incorporando as melhores práticas e ferramentas, se atualizando acerca das tendências de mercado.

Neste artigo vamos falar sobre qual a importância da TI no varejo, mostrando de que forma as tecnologias presentes nesse setor exigem um suporte técnico de qualidade e sempre presente.

A presença da tecnologia no varejo

Não é novidade que o uso da tecnologia pela sociedade tem impactado toda a rotina das pessoas e modificado, entre outras coisas, seus hábitos de consumo.

Atualmente as opções de compra são muito maiores e o acesso a elas também. O usuário pode realizar uma extensa pesquisa na internet, comparando preços do produto desejado e lendo avaliações em sites e redes sociais.

Por isso, o ato da compra passou a ser muito mais do que adquirir um produto de qualidade e que corresponde ao esperado, mas sim uma experiência de contato com a marca, os valores que ela defende e de que maneira realiza seu atendimento.

Essa ideia está atrelada também ao desenvolvimento do marketing digital e em toda a jornada de compra que é tão importante para a atração e fidelização de clientes modernos.

Compreender esses aspectos é essencial, pois não dar importância a ele é sinônimo de perder clientes com facilidade.

Mais do que o e-commerce, o varejo 4.0 é marcado pelo estudo de dados como forma de definir o perfil de consumidor, entender suas intenções de compra e trabalhar em cima disso de forma mais direcionada.

Por isso, a TI no varejo compreende também Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial, que atuam no processo de estratégia de vendas, buscando atingir as metas e objetivos característicos do novo cenário.

Importância do suporte técnico de TI no varejo

Vimos até aqui que a tecnologia nos dias de hoje tem um papel de proporcionar uma experiência de compra mais completa e acessível para as pessoas.

Paralelamente a isso, o suporte técnico de TI no varejo é necessário para manter as coisas funcionando como devem ser.

Vejamos abaixo algumas das tendências atuais de TI no varejo que exigem um suporte constante:

Compra online e canais integrados

Indo além do e-commerce, a integração entre lojas físicas e virtuais é uma estratégia que busca trazer mais comodidade para os clientes.

Isso significa que, ao realizar uma compra através do site de uma loja, por exemplo, o público tem a opção de retirar o produto na loja física. Você provavelmente já viu isso sendo adotado por algumas empresas.

O suporte de TI em um serviço como esse é muito importante. Ele envolve desde a otimização de um site para navegador e criação de um aplicativo, até à dinâmica de comunicação entre loja on-line e física.

Uma experiência que busca ser mais agradável pode rapidamente se tornar uma dor de cabeça em um site que não completa a compra por alguma razão, ou se alguma falha no sistema não informa que o produto já está esgotado, por exemplo.

O suporte deve ser constante, monitorando e aprimorando o sistema para que os bugs sejam identificados antes que provoquem problemas maiores.

Novas formas de pagamento

As formas de pagamento estão cada vez mais desenvolvidas, utilizando a tecnologia como meio de tornar o processo menos burocrático.

Uma prova de como esse segmento vem evoluindo é a utilização de cheque, que hoje em dia já foi praticamente esquecida. Ainda que a compra em dinheiro e boletos já tenha perdido um espaço considerável para o cartão de crédito e débito, a inovação não para por aí.

Os pagamentos realizados digitalmente estão crescendo cada vez mais, impulsionado pelas fintechs que investem na ideia e no desenvolvimento de aplicativos mobile cada vez mais funcionais. Alguns destes métodos são:

  • Pagamento por aproximação com o celular;
  • Pagamento por aplicativos de bancos e carteiras digitais;
  • Pagamento com o relógio smart com apps de carteira digital;
  • Pagamento através de QR Code;
  • Pagamento utilizando inteligência artificial, com identificação por câmeras e transações automáticas.

A tendendência é que o consumidor utilize cada vez mais essas opções e o suporte de TI será essencial para que as lojas não enfrentam problemas com o pagamento de suas vendas.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é mais uma das ferramentas úteis da TI no varejo atualmente. 

Mais do que armazenar informações de forma segura e com baixo custo, ela também permite, por exemplo, a sincronização automática de dados de inventário de uma loja.

Isso permite que haja um controle mais confiável sobre quais produtos estão saindo e quantos ainda restam no estoque. 

Principalmente para quem trabalha com e-commerce e lojas físicas com mais de uma filial, esse tipo de informação é muito importante.

Segurança das informações

Com a evolução da tecnologia, da compra on-line e dos pagamentos por meios digitais, a segurança de dados de clientes fica cada vez mais comprometida.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, o varejo também deve se proteger para evitar que seu público-alvo se torne vítima. 

Afinal, ninguém quer ter suas informações pessoais usadas por terceiros para efetuar compras on-line.

Contando com uma equipe de TI que forneça suporte constante, é possível operacionalizar tranquilamente as atividades.

Assim, o recebimento de materiais, os pagamentos, o envio de informações a órgãos fiscalizadores, a geração de relatórios, obtenção e análise de dados sobre os clientes, tudo ocorre de forma legal e segura contra ataques cibernéticos.

Como podemos ver, o suporte de TI no varejo é essencial. A tendência digital é uma realidade em todos os segmentos de mercado. Se você quer saber mais sobre como investir nessa área, confira também nosso conteúdo sobre como analisar uma equipe de suporte.

Compartilhe no:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *